Teia do Aranha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teia do Aranha

Image
 
InícioInício  PortailPortail  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Energia: Jacques Delors propõe criação de mercado europeu comum de energia

Ir para baixo 
AutorMensagem
pateta
Admin
Admin
pateta


Número de Mensagens : 102
Idade : 59
Localização : Minho
Data de inscrição : 21/06/2008

Energia: Jacques Delors propõe criação de mercado europeu comum de energia Empty
MensagemAssunto: Energia: Jacques Delors propõe criação de mercado europeu comum de energia   Energia: Jacques Delors propõe criação de mercado europeu comum de energia EmptyDom Jun 22 2008, 13:49




Paris, 22 Jun (Lusa) - O ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Delors defendeu que os países europeus devem constituir urgentemente um mercado comum de energia, sob pena de perderem a sua capacidade de influência.

Em entrevista publicada no periódico francês Jornal de Domingo, Delors propõe "a criação de um mercado europeu comum de energia", semelhante à Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), quando questionado sobre as prioridades da União Europeia.

"Assim, teríamos uma política interna de energia, um mercado competitivo e de uma atitude comum em relação aos produtores da energia", sustentou Jacques Delors.

"Quando vejo este carrossel de países em torno de Putin e Medvedev (primeiro-ministro e presidente da Rússia, respectivamente], fico indignado. A Europa torna-se ridícula. É por isso que é urgente construir um regime de energia da Europa, de que farão parte os países que o desejarem", afirmou Delors.
"Os outros [países] aderirão mais tarde, como aconteceu com o Euro. Para a Europa, a escolha é simples: ou a sobrevivência pela união ou o declínio e a perda total da capacidade de influência", acrescentou.

O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Chakib Khelil, afirmou hoje que há petróleo suficiente no mercado e que qualquer aumento de produção é inútil no imediato.

As declarações de Chakib Khelil foram proferidas horas antes da abertura da conferência sobre energia, que decorre em Jeddah, na Arábia Saudita.

A próxima reunião da OPEP, em que será debatido o eventual aumento da produção de petróleo, está prevista para Setembro.

CSJ

Lusa/Fim
Ir para o topo Ir para baixo
http://aranha.poeticforum.com/index.htm
 
Energia: Jacques Delors propõe criação de mercado europeu comum de energia
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Teia do Aranha :: ..::Noticias::.. :: Internacionais-
Ir para: